terça-feira, 1 de abril de 2008

O meu nome simbólico

O meu nome simbólico é uma homenagem ao meu Avô Paterno – José Francisco Esteves, nascido em Bragança nos finais do Séc. IXX (1884 ou 85).

Inicialmente, quando pensei qual o nome simbólico a adoptar, ocorreu-me de imediato Manuel Fernandes Tomás, figura ímpar da luta pela Pátria e pelos valores humanitários, que muito admiro. Marcou-me também pela sua maneira de estar na vida pública, defendendo sempre os interesses do bem comum, sem buscar para si os “louros” da vitória. Nessa reflexão, lembrei-me de muitos mais. Grandes figuras, grandes nomes. Não fazia ideia se eram maçons. Sabia (e sei) muito pouco sobre a nossa Augusta Ordem. Vou sabendo ao longo desta ainda curta aprendizagem, que muitos desses grandes nomes que admiro, eram maçons. Não me enganei na porta!

Porquê o meu Avô José Francisco? Não faço ideia se era maçom, mas pelo que conheci e me contam, era-o por princípios e actos. Foi, como se diz agora, um self made man, com apenas a instrução primária, foi um autodidacta brilhante. Correu Mundo, criou uma Família extraordinária, incutiu nos filhos e nos netos o gosto pela leitura e pela cultura de uma maneira geral, fundou com o cunhado a primeira grande livraria e papelaria de Bragança. Era um Cidadão de bons princípios, defendia a Igualdade a Liberdade e a Fraternidade. Contava-me o meu Pai, que durante a Guerra Civil de Espanha era incapaz de recusar ajuda a quem precisasse.
Não sendo católico, reconhecia como irmão o seu semelhante.

É por estas razões e mais outras do coração, que aqui me apresento com o nome simbólico de José Francisco Esteves.

Autor: José Francisco Esteves

1 comentário:

Raúl Mesquita disse...

A simplicidade vence sempre. Parabéns Meu Querido Irmão! NB. Parabéns atrasados porque se referem ao teu Nome Simbólico, mas aqui os tens na mesma.